Adega23
Cláudia Dias e Paulo Baudouin

Estar desde o início neste projecto, de uma vinha e adega implementadas numa região sem tradição vinícola, permitiu- nos trabalhar a sua identidade e comunicação nas suas diferentes fases. Num primeiro momento, em que o edifício era ainda um projecto de arquitectura cosmopolita e arrojado, desenhámos o logótipo ADEGA23 com referência ao edifício (no símbolo) e à localização da vinha que é atravessada ao meio pela A23, facto que influenciou a escolha da tipografia, tentando ecoar as letras anamórficas da sinalização rodoviária horizontal. O projecto foi evoluindo, até que no ano de 2018 se inaugurou a Adega, se lançaram os primeiros vinhos e todos os materiais de comunicação desta nova marca. Foram produzidos materiais utilitários como; sinalética das cubas de vinificação, caixas de vindima, sinalética de identificação das castas na vinha e fardamento para a vindima. Os principais materiais de comunicação e promoção da ADEGA23 que desenhámos foram; a rotulagem dos três tipos de vinho, caixas de transporte (6 garrafas) e gift box (3 garrafas), caixas de chocolates, cadernos temáticos, t.shirts, website e redes sociais.