AZB – Marca para Unidade Produtiva Artesanal

AZB é o acrónimo de Ana e Zé nas Barradas, localidade perto de São Bartolomeu de Messines. Ambos artesãos especializados no trabalho em cana, tabúa e madeira. O seu principal produto são brinquedos e instrumentos musicais de cana.
A marca procura reproduzir a simplicidade dos materiais utilizados, a personalidade dos mestres artesãos e o aspeto lúdico-simbólico dos produtos.
A frase criada “artesanato para tocar e brincar” é um trocadilho com as propriedades organoléticas dos matérias utilizados: cana, tabúa e madeira e com o facto de serem realmente para tocar tanto no sentido físico: sentir, deitar, mexer como tocar para produzir música.
A palete cromática em amarelo, azul e branco toma partido das texturas naturais dos materiais e das embalagens em pano-cru e cartão, procurando criar uma dinâmica que transmita os valores lúdicos da marca, desmistificando o artesanato tradicional como algo sério e estático.
Como elementos de apoio à marca foram realizadas ilustrações que representam através de formas geométricas simples os brinquedos e instrumentos de cana e as canas enquanto elemento vegetal.
Ao criar uma linha de comunicação visual, o design potencia as marcas artesanais como a AZB, mesmo em projetos de pouco recurso, demonstrando ao potencial público o caracter da marca dando mais-valia aos produtos, melhorando a maneira como estes se comunicam, são expostos e avaliados, criando dinâmicas futuras.