BALTAZAR Mobiliário
Sofia Gralha

A restruturação da identidade visual da empresa Baltazar, estabelecida no mercado de mobiliário, realizou-se com o objetivo de modernizar a posição da empresa no mercado e, desta forma, angariar novos clientes, mais nomeadamente no setor jovem.

A identidade visual dispõe-se pela palavra “BALTAZAR” em letras maiúsculas numa tipografia sem serifas e de baixa altura, de forma a manter uma aparência moderna, formal, agradável e com um certo classicismo. É formada através de linhas retas com uso das linhas perfeitamente curvas nas letras B e R. As linhas retas são símbolo da manufatura, da criação pelo homem, enquanto que as linhas curvas representam a natureza e as emoções. Apresenta uma particularidade nas letras “A”, sendo que nenhuma destas tem o seu traço horizontal. Desta forma, cada letra “A” representa a copa de uma árvore como a do pinheiro, uma vez que o material usado na confeção do mobiliário provém da madeira das árvores.

As linhas que se dispõem como fundo e acompanham a tipografia, são a representação das linhas radiais de um tronco de madeira, uma vez que este é o material mais usado pela empresa no fabrico dos móveis. As linhas radiais dum tronco ajudam a revelar a idade e amadurecimento da árvore, sendo assim aqui apresentadas como sinónimo de confiança da empresa.
As cores que acompanham a marca são o bege e o verde, realçando a ligação da empresa à natureza e matéria prima dela extraída. Transmite assim as cores das árvores, o bege da madeira e o verde das folhas.