HighsPortugal
LCPA Creative Agencies

1# NAMING
LÓGICA DE CONSTRUÇÃO

O que é que se quer vender?
DO PAÍS – PORTUGAL, QUALIDADE, CLIMA, ACESSIBILIDADES
DOS CENTROS – TECNOLOGIA, QUALIDADE, HISTORIAL
AOS ATLETAS – EFICÁCIA, DESTREZA, FOCO, RESULTADOS,
O que é que tem que estar na marca?
PORTUGAL – O nome do país é imprescindível nesta marca para a contextualizar geograficamente.
RENDIMENTO – Explorámos a palavra rendimento para encontrar algo que se relacione. Em inglês rendimento é Performance mas tanto a palavra em inglês como em português é demasiado grande. Como encontrámos relação entre as palavras de modo a expressar o objectivo?
Vamos continuar no passo-a-passo… PORTUGAL, Uma palavra por si grande mas que conseguimos relacionar com o desporto. Como? Introduzindo o S de Sport (SPORTUGAL), no entanto não vamos chamar à nossa marca Sportugal, até porque já alguém registou esta marca no passado e não podemos deixar de parte o Alto Rendimento. Estar em alto nível é atingir o máximo. Máximos podem ser os níveis máximos dos atletas, e são também os records definidos nos Olimpicos e Paralimpicos. O Máximo já alcançado. Tudo aquilo que os atletas buscam atingir. Novas metas. Máximo em inglês pode ser traduzido para “High” (ex.: a high point, level, or figure.) Assim, HIGH(S)PORTUGAL – Máximos Portuga, originando o naming HIGHSPORTUGAL.

2# BRANDING

A CONSTRUÇÃO DA MARCA – SIMBOLO
Para a construção do símbolo da marca foi elaborada uma grelha tendo por base a imagem de um atleta a correr. O mesmo representa ESFORÇO, EVOLUÇÃO, MÚSCULO, EQUILIBRIO, FLEXIBILIDADE, FORÇA e RESISTÊNCIA.

A CONSTRUÇÃO DA MARCA – LETTERING
Foi utilizada uma fonte de sistema modifica, personalizando alguns dos seus traços, no caso incluindo uma diagonal ascendente nos H’s e no A, por forma a transmitir a linguagem da marca, representando conceitos como PROGRESSO, SALTO, MOVIMENTO.

A CONSTRUÇÃO DA MARCA – LOGÓTIPOS CENTROS
A marca foi adaptada para cada um dos Centros de Alto Rendimento do país. A diferenciação relativamente à marca principal foi feita através da utilização de cor e de alteração da assinatura.

LINGUAGEM
Imagens a preto e branco com aplicação de filtros de cor, incluindo um padrão de linhas para continuar a manter os conceitos de MOVIMENTO, DINAMISMO E ATIVIDADE.

A marca foi desenvolvida para implementação a nível nacional mas também para utilização e divulgação em 15 mercados internacionais. A par, disto foram desenvolvidos vários suportes gráficos, nomeadamente brochuras, capas publicitárias, rool-ups, back drops, stand para feira internacional em Bangkok e merchandising.
Foram ainda realizados vários vídeos. Um vídeo geral para divulgação da Rede de Centros de Alto Rendimento e um vídeo para cada um dos Centros, que podem ser visualizados no site https://highsportugal.pt/pt-pt/.
Para cada um dos centros foi criado ainda um vídeo 360o para proporcionar uma experiência virtual da visita a cada um dos centros com o objetivo de proporcionar um maior esclarecimento aos atletas acerca das infraestuturas e equipamentos, este podem também ser visitados no site referido acima.