Lamparina algarvia

Lamparina Algarvia
“Quantos dias de chaminé quer?”
Perguntava o mestre pedreiro ao proprietário da casa para a qual iria construir a chaminé. Com efeito, o preço da chaminé, um dos símbolos da região algarvia, calculava-se pelo tempo que ela demorava a erguer. Quanto mais específico e elaborado era o seu desenho, mais delicada e de difícil elaboração, mais dispendiosa ficava. Era colocada no topo do telhado servindo de símbolo de ostentação de riqueza daquela família, para ser vista a grandes distancias.
As chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco séculos de ocupação árabe.
Um legado arquitetónico e ornamental presente em grande parte das cidades e vilas do sul de Portugal e visível nas ruas estreitas, na estrutura das casas e no ar de minaretes das chaminés que adornam os telhados.

Pegando neste conceito e espelhando a cultura do algarve, as lamparinas buscam esses desenhos tradicionais, mas com função de uso atual.
Base em aglomerado de cortiça e o tubo rendilhado em barro pintado e vidrado, produzido em olaria local com inspiração nos recortes das chaminés do Algarve. A cada cor foi atribuído um desenho de recortes das rendas das chaminés Algarvias, e já foram desenvolvidos 4 tamanhos e outras peças da coleção Algarvia da Likecork, desde candeeiros de mesa, de teto de chão e taças.
Procura-se ir ao encontro da memória de um Algarve tradicional, através do uso de padrões e desenhos ornamentais da arquitetura regional, testemunhos das riquezas existentes no passado.

Materiais:
barro vidrado + aglomerado de Cortiça

Dim. :
extra-pequena 11ᴓx13cm
pequena15xᴓ14,5cm
média17xᴓ14,5cm
grande 20xᴓ14,5cm