Nortada
Sérgio Magalhães

A marca Nortada® é desenhada tendo em conta valores fundamentais para si, desde o seu posicionamento assumidamente nortenho, enérgico e alegre, até à sua vontade de comunicar para um segmento bastante específico — o consumidor da cervejaria regional. A sua estrutura passa pela assunção primária da sua interpretação gráfica, através de elementos de grande personalidade, sendo o mais visível, a sua tipografia personalizada. O universo gráfico da marca prolonga-se pela sua própria arquitetura (segmentação de produto), que permite um aumento da sua paleta cromática bem como de outros elementos como ilustração, vídeo, campanha, etc. A abordagem a esta marca passa acima de tudo pela sua interpretação como personalidade do norte, capaz de deslumbrar o consumidor pela sua irreverência e sobriedade complementar.

A tipografia Nortada® foi projetada de raíz com um único objetivo: evidenciar-se como um elemento estranho, único, pujante e cheio de história e significado. Foi desenvolvida para ser uma tipografia do norte, uma tipografia que representa uma cidade através do corte biselado dos caracteres — símbolo positivo de ascenção, que retrata também as encostas entre Porto e Gaia. É uma tipografia com um forte contraste entre os seus elementos, legível mesmo em formatos reduzidos.

As ilustrações seguem o conceito desenvolvido para a marca, na vertente regional e cultura portuense. Os elementos mais importantes selecionados, passam por representar a cidade, na sua particularidade (freguesias) e caraterísticas gerais — a força, a pujança, a simpatia, a rudeza e a sinceridade.

Este é o Porto que mostramos em cada ilustração.

Este é o Porto que reconhecemos como nosso.
Este é o grande motivo de orgulho na cidade mãe da cerveja Nortada®.