Ombria – Vencedor da 1ºEdição

Ombria Resort, o empreendimento turístico anteriormente designado é conhecido por Quinta da Ombria, situado em Loulé, no Algarve tem como investidores os Finlandeses “Pontos Group” que vão investir cerca de €262.000.000,00 (duzentos e sessenta e dois milhões de Euros) neste projecto. Projecto esse que recebeu, em 2012, pelas mãos do Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a categoria de Projecto de Interesse Nacional. Este projecto contempla a construção da primeira unidade da cadeia hoteleira norte-americana Viceroy em território europeu, que se traduz na edificação de um hotel de cinco estrelas, dotado de 76 quartos e 385 unidades residenciais, direcionado para o mercado do norte da Europa, com especial enfoque no Reino Unido, França, Alemanha e países escandinavos.

Deste projecto e, na perspectiva dos seus investidores, resultará a criação de cerca de mil postos de trabalho inerentes à instalação e funcionamento do próprio empreendimento turístico, dos quais 700 revestirão carácter temporário subjacente à construção do mesmo e os restantes revestirão carácter permanente adveniente do seu próprio funcionamento.

Por norma e, após 20 anos no mercado, temos constatado que lamentavelmente em projectos de tamanha enverguradora, parece existir uma preferência natural pela contratação de empresas sediadas fora do Algarve, por considerarem, ainda que erradamente, que as empresas Algarvias não detém capacidade de dar resposta às necessidades inerentes à um projecto com esta dimensão. Neste caso e, felizmente a visão destes investidores passou por trabalhar por empresas locais, dando-nos a oportunidade de apresentar os nossos serviços e, após a execução do nosso trabalho temos recebidos rasgados elogios de todo o mundo.

Aquando dos primeiros contactos com o projecto questionamos o porquê do nome “Quinta da Ombria”, visto que após rápida pesquisa online detectamos a existência de mais de 300 marcas que incorporam a expressão “Quinta”, por conseguinte sugerimos uma alteração do nome para apenas Ombria, até porque, na nossa perspectiva este nome, já era por si só, suficientemente distinto enquanto marca.

Da análise do icon denotamos, na vertente do cliente/consumidor, uma óbvia insuspectibilidade de explicar o seu significado e a utilização das cores escolhidas – preto e dourado – colidia com um projecto que visa destacar essencialmente a natureza, o que era completamente desfasado do conceito basilar do empreendimento, logo, na nossa óptica não fazia o menor sentido.

Posto isso, partimos para a construção de uma nova identidade.

Um dos pontos que registamos no discurso do cliente era a intenção de não aparentar um hiper luxo, nem demasiado requinte, pelo que optamos pela utilização de uma font não serifada e intemporal, porém com ligeiras alterações, que visam conferir distinção e elegância à mesma.

Na construção do icon procuramos que cada linha tivesse significado próprio, dando primazia e destaque ao elemento já existente, ou seja a torre do castelo para mostrar o lado mais histórico; a linha da árvore como alusão e símbolo da natureza; a linha do labirinto porque no empreendimento e área envolvente haverá tanto por descobrir e finalmente a chave que dá acesso a este Resort e a este estilo de vida.

No que respeita às cores da identidade não poderíamos fugir a um tom mais alusivo à natureza, cores essas que foram definidas com base na ida ao local e diversas fotografias. As visitas ao local deram igualmente origem à assinatura “Carved by Nature” porque no nosso entendimento, quem opta por visitar ou mesmo viver na Ombria vai acabar por deixar que a natureza lhe molde e a forma como todo o projecto foi desenhado do ponto de vista de arquitectura foi moldado pela natureza e toda a área envolvente e não simplesmente tudo alisado o terreno e construído de raíz em desconsideração da área envolvente.

Em consonância com a identidade criada, optámos pela utilização de papel 100% reciclado e a estampagem do cobre a quente para conferir um lado mais nobre. Desenvolvemos toda o estacionário, garrafas de azeite, capas de documentos, stands de vendas para eventos, anúncios, brochuras, folhetos, masterplan, viaturas e inclusive o sales office que nos foi adjudicado e com a nossa visão criado em conjunto com um gabinete de arquitectura.

Tradicionalmente nesta fase do projecto os arquitectos informavam-nos onde queriam meter o logo e pediam o ficheiro vetorizado mas neste caso assistiu-se a uma inversão, a nosso ver positiva dos papéis, ou seja quem criou todo o brief fomos nós porque para nós o brand experience era tão ou mais importante que o chão ou acabamentos. Nesse sentido quisemos inserir elementos da natureza dentro do próprio sales office, quisemos uma maquete de vendas com um ecran por detrás como ponto principal ao entrar, quisemos gravar em madeira frases e aplicações do logo em cobre. De referir que todas as fotografias foram captadas por nós contratando modelos, com location search, styling dos modelos e pós producação tendo assim um projecto ainda mais rico. Para além das fotografias fizemos também diversos filmes sendo que o principal pode ser visto em https://vimeo.com/23111451.

A presença online deste projecto igualmente desenvolvido pela Triplesky pode ser visto em www.ombria.com.