Terras de Trás-os-Montes
Sérgio Magalhães

Proposta de identidade gráfica para as Terras de Trás-os-Montes.

Uma marca que é mãe e que carrega o peso de abrigar 09 municípios, ser a epítome de uma forma de estar, ser o rosto de um tesouro territorial, traz a esta identidade a necessidade de falar de forma clara, de saber brindar o seu público com a ironia e personalidade vincada dos transmontanos.

A marca Terras de Trás-os-Montes carrega em si um significado fonético e interpretativo muito específico e que serve de mote à mudança numa nova identidade e posicionamento da marca — Trás-os-Montes, o mesmo que Atrás dos Montes, ou seja, o significado do nome “empurra” a entidade para lá do que é visível. A nossa missão é, concetualmente inverter este raciocínio, dando à marca prioridade, mostrando o seu valor e importância na divulgação dos grandes valores do território. Este conceito cria a ambiguidade que define como critério : primeiro plano — palavra que significa o oposto do nome original (Trás está à Frente). O slogan proposto “TRÁS-os-Montes, à FRENTE” resume de forma explícita os objetivos concetuais que se concretizam na identidade gráfica.