The UNBUILT series
Sérgio Magalhães

UNBUILT, não construído ou o ainda não construído?

2008 e a crise. A (des)confiança social e económica abate-se no investimento privado do cliente particular, reduzindo-o a valores irrelevantes. O estúdio, por adaptação, reposiciona o seu foco na arquitetura possível, com grandes clientes no sector corporativo e na direção de projeto para a criação e requalificação de centros empresariais, unidades industriais e de saúde privada, feiras internacionais, escritórios e algumas reformulações de pequenas frações de habitação.

A casa e o habitar, sensivelmente explorados desde 2002 em vários projetos de média e grande escala, aqui, assumem um enquadramento quase fantasioso e rumam ao universo académico, num traçado exploratório de potencial e valor como forma de captar o interesse do mercado (que outros abandonaram), numa atitude irreconhecível para o arquiteto.

De base no projeto conceptual da casa do próprio autor, em Portugal, os projetos apresentados são momentos de pura exploração sobre os modelos de habitar vernáculos, as técnicas e pressupostos construtivos, como os argumentos de uma sustentabilidade irrefutável.

Esta seleção de projetos lança a reflexão sobre o paradigma da profissão no seu acesso e dependência à encomenda, bem como na criação de oportunidade comercial a partir da rentabilização da investigação científica sem financiamento.

Devido ao interesse integrado do estúdio em arquitetura, produto, design gráfico e web, os pressupostos nativos das formas de comunicar projeto são intencionalmente questionados: o teor da exposição eleva o conteúdo formal desde as bases que marcam o autor, nos seus estudos dos painéis de Távora para Aveiro, para veleidades gráficas RGB+k, dinâmicas anamórficas de base digital, e por fim, disseca as expressões técnicas de representação tridimensional física impressa.

No final da exposição podemos ver para onde o próximo modelo se irá afirmar, apoiado desde a sua génese numa cronologia esclarecida, que narra uma história concreta feita do não construído, afinal, também, arquitetura.